BLOG

Grupo Técnico da CNA discute Reforma Tributária com Federações

O Grupo Técnico Econômico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou na terça (17), em reunião por videoconferência com as federações estaduais, a versão inicial de um documento com as principais propostas da entidade para a modernização do sistema tributário brasileiro para o agro.

A proposição traz pontos como a redução da carga tributária, a desburocratização e a simplificação do atual modelo de cobrança de impostos e a segurança jurídica na legislação. As federações de agricultura e pecuária apresentarão suas sugestões de acordo com as demandas regionais antes de ser consolidada a proposta final.

O documento é resultado das discussões do seminário “Agro em Questão – Reforma Tributária”, realizado em setembro na CNA, que teve as contribuições dos setores de insumos, agroindústrias, distribuição e produtores rurais, que apontaram os gargalos e sugestões em relação à tributação no agronegócio.

O evento contou com a presença do relator da matéria na Câmara, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), do economista Bernard Appy, do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), e do procurador tributário do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Gustavo Bichara.

Na ocasião, foram apresentadas nos debates propostas como a criação do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), que substituiria vários tributos hoje vigentes, e o Imposto Seletivo, que incidiria sobre energia elétrica, combustíveis, comunicações, transportes, cigarros, bebidas, veículos, pneus e autopeças.

Participaram da reunião o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon, os assessores técnicos Paulo André Camuri e Fernanda Schwantes, o economista Gustavo Madi Rezende, da LCA Consultoria, e as Federações de Agricultura e Pecuária por meio de videoconferência.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

LER TODAS AS NOTÍCIAS