BLOG

Decreto prorroga prazo de inscrição no CAR

02/01/18 – O presidente Michel Temer assinou decreto que prorroga para 31 de maio de 2018 o prazo para que produtores rurais brasileiros façam a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A data final expirava no domingo, último dia de 2017. A prorrogação foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na sexta-feira.

Com isso, os produtores rurais terão mais cinco meses para informar ao governo federal a situação ambiental de suas propriedades. A partir de maio, a liberação de crédito pelas instituições financeiras ao setor estará automaticamente vinculada ao cadastramento.

O CAR é uma espécie de “raio X” em que o produtor insere em uma plataforma do governo as imagens com coordenadas geográficas da propriedade e suas características, como área rural consolidada e presença de rios, florestas, estradas e instalações. A ferramenta é um avanço nos esforços de gestão territorial, uma vez que associa o cadastro à regularização ambiental.

A adesão é uma das obrigatoriedades previstas no Código Florestal, vigente no país desde 2013. Desde a sua instituição, o prazo para o CAR já foi prorrogado três vezes pelo governo federal, de modo a dar mais tempo a pequenos agricultores, que vêm encontrando dificuldades de acessar o sistema e informar seus dados ambientais.

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, órgão do Ministério do Meio Ambiente que gerencia o CAR, até sexta-feira, 460 milhões de hectares haviam sido cadastrados no sistema. No Censo Agropecuário de 2006, as propriedades rurais ocupavam 330 milhões de hectares no país.

Fonte: Valor Econômico

LER TODAS AS NOTÍCIAS
Maurício Salles palestra na 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sulamericana para a Luta contra a Febre Aftosa

Maurício Salles palestra na 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sulamericana para a Luta contra a Febre Aftosa

O presidente do Fundesa e vice-presidente do Sistema FAERJ/SENAR Rio, Maurício Salles, realizou uma palestra no Seminário Internacional pré-Cosalfa, que faz parte da 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sulamericana para a Luta contra a Febre Aftosa.  O evento conta com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, dos países membros e observadores de vários […]

Rodolfo Tavares participa da inauguração do laboratório estadual de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

Rodolfo Tavares participa da inauguração do laboratório estadual de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

  O presidente do Sistema FAERJ/SENAR Rio, Rodolfo Tavares, esteve presente na inauguração do Laboratório de Pesquisa em Solos e Análise Foliar do Noroeste Fluminense, localizado em Itaperuna. Também estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos Rurais de Itaperuna, Carlos Alessandre Vieira Seródio; de Laje do Muriaé, Ueber Moreira Poeys; de Natividade, José Ferreira Pinto; de […]