Técnicos do Programa Bule Cheio participam de treinamento sobre Planejamento da Colheita de Café em Bom Jardim
14/06/2019 – Entre os dias 10 e 12 de junho, os técnicos do Programa Bule Cheio participaram de treinamento de “Planejamento da Colheita de Café” na fazenda Jorge Tardin, no município de Bom Jardim – RJ, juntamente com a presença do coordenador do projeto, Hugo Valério, e os instrutores Douglas Américo e Paulo Bruno, que abordaram os temas que envolvem o planejamento da colheita (pré-colheita), a colheita e o pós-colheita em cafeicultura.
O participante Ian Luiz W. Galliez destacou a importância da participação para os profissionais:
“O treinamento foi muito importante para nossa formação enquanto técnico do Programa Bule Cheio e nos deixa muito mais preparados para aplicar as técnicas em campo, principalmente nesta safra de 2019, onde o atual cenário da cafeicultura brasileira se encontra muito difícil por conta da bienalidade negativa da cultura cafeeira, baixo preço da saca de café e o grande percentual de grãos verdes no período de colheita.”
Foram abordados temas introdutórios, como: a cafeicultura no Brasil, história do café no estado do Rio de Janeiro, produção e consumo do estado, previsão de safra, plantio e formação do cafezal, além do planejamento da colheita, pós-colheita, beneficiamentos e qualidade do café.
Foram ainda realizadas duas visitas de campo a fazendas próximas, nas quais as atividades foram:
Acompanhar o dia a dia de como é a colheita em uma propriedade, com depoimento dos administradores e trabalhadores das propriedades;
Ver toda a infraestrutura de cada propriedade;
Aprender a planejar e calcular quantos litros de café por cova;
Calcular a produtividade de cada talhão;
Calcular a área necessária em metros quadrados de terreiro para secar o café;
Calcular colheita diária e a mão de obra necessária;
Calcular quantos litros de café são necessários para ter uma saca de café de 60 kg beneficiada;
Ver o processo de lavagem do café;
Como descascar e despolpar o café;
Como secar cada tipo de café (verde, maduro, descascado e despolpado) tanto em terreiros quanto em secadores horizontais, secadores verticais e secadores de caixa, para evitar a fermentação;
Como identificar os defeitos e como estes são produzidos na secagem do café;
Calcular o rendimento de café em coco para café beneficiado (saca de 60 kg);
Como ver a umidade do café,
Como calcular a peneira de um café e avaliar uma amostra de café;
A diferença entre os tipos de bebidas.
Além de observarem na prática os temas acima, foi abordado no treinamento como é a realidade na colheita do café em pequenas e em grandes propriedades no requisito mecanização agrícola, as questões ambientais e sua influência na cafeicultura, custo de uma saca de café de 60 kg, o preço de uma saca de café hoje no mercado, as problemáticas que influenciam a cafeicultura e os manejos para melhoria da produtividade.
O Programa Bule Cheio
Criado em 2010 em parceria com o SEBRAE, o Bule Cheio é um programa que tem como objetivo promover a viabilidade econômica de propriedades através do treinamento de técnicos no processo de transferência de tecnologia para produção sustentável de café.
O público-alvo é formado por técnicos e produtores que são treinados para aplicar tecnologias e gestão voltadas para melhores resultados e maior rentabilidade para o produtor e sua família.
A metodologia utilizada se assemelha a do Programa Balde Cheio. O treinamento dos técnicos é desenvolvido de forma prática em uma propriedade cafeeira (unidade demonstrativa). A metodologia permite que todos os envolvidos no projeto troquem experiências práticas e que outros produtores possam acompanhar o trabalho em desenvolvimento.