Em parceria do SEBRAE, FAERJ, SENAR-Rio e Embrapa, Programa Balde Cheio realiza Semana de Orientações nas regiões Norte e Noroeste do Estado
26/03/2018 – O Programa Balde Cheio, da parceria do SEBRAE, FAERJ, SENAR-Rio e Embrapa Pecuária Sudeste, realizou na semana passada a Semana de Orientação nas regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro.
A Semana de Orientação Embrapa Pecuária Sudeste é uma das atividades do Programa, que visa capacitar técnicos extensionistas ao atendimento de propriedades de bovinocultura de leite utilizando uma metodologia própria de transferência de tecnologia, onde a propriedade rural assistida (unidade demonstrativa) torna-se uma sala de aula prática para os técnicos em capacitação.
Nesta ação, Artur Chinelato, Coordenador Nacional do Programa, juntamente à equipe técnica da FAERJ/SENAR-Rio, visitou as unidades demonstrativas assistidas pelos técnicos em capacitação. As visitas constituem uma atualização de informações técnicas na forma de intercâmbio de conhecimentos entre os técnicos.
Sítio Córrego da Prata – Cambuci.
No dia 21 de março (terça-feira) foi realizada a visita no Sítio Córrego da Prata, no município de Cambuci, do proprietário Laércio de Souza da Cruz e sua esposa Lenize, atendidos pelo técnico Fernando Padilha. Dentre diversas ações de intensificação da produção na propriedade, a produção média diária de leite aumentou cerca de 63% desde o início do trabalho do técnico na propriedade.
Outras propriedades também receberam a visita de Artur Chinelato e da equipe FAERJ/SENAR-Rio e algumas delas, também são atendidas pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR – Rio de Janeiro, que consiste em atender produtores rurais, possibilitando o acesso a um modelo de assistência técnica associado à consultoria gerencial, em consonância com as ações Formação Profissional Rural.
Propriedade São Cipriano – Porciúncula, dos proprietários Flávio e Claudia. Técnico responsável: Carlos Alberto.
Sítio da Onça – Varre Sai, do proprietário Daniel Teixeira. Técnico responsável: Eduardo Machado.
“De uma forma geral, as visitas foram muito boas. Os técnicos estão entendendo o que está sendo feito e estão fazendo um trabalho quase irretocável, só com algumas sugestões. Mas de uma forma geral, não tem objeção nenhuma e eu fico muito satisfeito de ver que os conceitos foram compreendidos pelos técnicos e aceitos pelos produtores. Isso só traz benefícios, gerando mais demandas para os técnicos e aproximando mais produtores que buscam trabalho. O objetivo do Balde Cheio é exatamente esse, disseminar os conceitos de uma produção de leite intensiva, sustentável e eficiente.”
Artur Chinelato, Coordenador Nacional do Programa Balde Cheio