BLOG

Alerta Fundiário: FAERJ lança cartilha sobre Direito de Propriedade Rural

A Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ) lança, neste mês de abril, a cartilha “Direito de Propriedade Rural: aspectos teóricos e práticos” que busca orientar os produtores rurais fluminenses no exercício de seus atributos de forma consciente e segura.

O documento trata de temas relevantes para os produtores rurais como o conceito e legislação do Direito de Propriedade, ameaças, ações judiciais, medidas administrativas em defesa da propriedade e da posse. Ao tempo, a cartilha realiza ainda uma breve abordagem trabalhista e previdenciária.

O presidente da FAERJ, Rodolfo Tavares, reforçou a respeito da atenção da instituição às necessidades dos produtores. “A federação entrega às mãos do Produtor Rural do nosso Estado este subsídio, elaborado com o objetivo de proporcionar uma orientação jurídica segura, para o exercício e defesa do direito de propriedade e seus aspectos teóricos e práticos”, ressaltou.

Durante a leitura do documento é possível observar os principais artigos pertinentes ao direito de propriedade, posse e defesa como o Artigo 5º e 186 da Constituição Federal, de 1988. O texto aborda também os códigos: Civil de 2022; Penal; e de Processo Civil.

A cartilha já está disponível no site da FAERJ e pode ser acessada gratuitamente por todos que queiram se atualizar sobre as questões legais e práticas relacionadas à propriedade rural.

Baixa aqui a cartilha.

LER TODAS AS NOTÍCIAS
Maurício Salles palestra na 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sulamericana para a Luta contra a Febre Aftosa

Maurício Salles palestra na 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sulamericana para a Luta contra a Febre Aftosa

O presidente do Fundesa e vice-presidente do Sistema FAERJ/SENAR Rio, Maurício Salles, realizou uma palestra no Seminário Internacional pré-Cosalfa, que faz parte da 50ª Reunião Ordinária da Comissão Sulamericana para a Luta contra a Febre Aftosa.  O evento conta com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, dos países membros e observadores de vários […]

Rodolfo Tavares participa da inauguração do laboratório estadual de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

Rodolfo Tavares participa da inauguração do laboratório estadual de Análises de Solos e Foliar em Itaperuna

  O presidente do Sistema FAERJ/SENAR Rio, Rodolfo Tavares, esteve presente na inauguração do Laboratório de Pesquisa em Solos e Análise Foliar do Noroeste Fluminense, localizado em Itaperuna. Também estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos Rurais de Itaperuna, Carlos Alessandre Vieira Seródio; de Laje do Muriaé, Ueber Moreira Poeys; de Natividade, José Ferreira Pinto; de […]